Desafio 3 | Avaliação de usabilidade e redesenho de site

Laís Martins
4 min readAug 16, 2020

--

“Usabilidade é sobre comportamento humano. Ele reconhece que os humanos são preguiçosos, ficam emocionais, não estão interessados em colocar muito esforço, digamos, em obter um cartão de crédito e geralmente preferem coisas que são fáceis de fazer versus aquelas que são difíceis de fazer. ”

- David McQuillen, ex-banqueiro suíço e fundador dos recursos de treino de ciclismo Sufferfest (tradução livre).

A proposta deste desafio foi avaliar e redesenhar funcionalidades de aplicativos de viagem (Kayak , Skyscanner , TripAdvisor e Hopper), através da escolha de uma persona (apresentada previamente), situação e contexto de nossa escolha. Realizar entrevistas com um seleto grupo de usuários e, a partir do produto delas, propor melhorias para corrigir os pontos problemáticos encontrados ao longo da pesquisa.

Persona

Entre as apresentadas, escolhi:

Mochileire — 18–38 anos
Você decidiu finalmente visitar aquela maravilha que está em seus sonhos há muito tempo. Você não tem muito tempo para planejar, mas também não precisa disso. Você estará viajando em 6 meses e está aberto a quase todas as possibilidades, mas tem uma restrição de orçamento. Você é cauteloso com os preços e prefere experiências nas quais tenha a chance de conhecer pessoas e fazer amizades para desfrutarem da maravilha juntos. Você não é exigente e pode acomodar a experiência genuína, mais aventureira e acessível.

Após essa escolha, foi solicitado que escolhêssemos um destino entre as 7 maravilhas do novo milênio, assim, escolhi Machu Picchu, Perú.

Pesquisa

Definir o cenário estabelecendo:

  • Aeroporto de destino: Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, Cusco, Perú;
  • Moeda local: Novo Sol S/;
  • Vacinação: obrigatória vacina de febre amarela;
  • Visto: Não é necessário, possível entrar com documento oficial do Brasil;
  • O que vestir? Roupas confortáveis! Como o percurso até os topo das montanhas, e a região em si ser bastante ingrime, optar por uma roupa mais esportiva, tênis confortável;
  • Dias necessários para visitação: 3 dias.

Avaliação comparativa (benchmarking)

Nesta etapa, utilizei o principio das 10 heurísticas de Nielsen para realizar as comparativas entre os aplicativos que resultaram em:

X = ruim | ✔= ótimo | — = não consegui avaliar

Optei pelo aplicativo Skyscanner por seu mais intuitivo, fácil de usar e por oferecer à persona escolhida também os melhores valores de passagens.

Teste

Realizei nesta etapa o teste de 5 segundos com 3 pessoas, entre 20 e 35 anos, que se encaixavam na persona anteriormente escolhida.

O teste é simples: expor a tela inicial do aplicativo à pessoa por 5 segundos e, questionar em seguida sobre os seguintes pontos:

  • Qual a finalidade do App?
  • Por onde você procuraria um voo para identificar o mais barato?

Insight

Após sintetizar as descobertas e resultados do teste, pude perceber que:

  1. todes reconheceram que se tratava de um aplicativo de viagens para reservar voos, hotéis, mas que, apesar de já terem ouvido falar, não utilizavam, pois faziam suas buscas iniciais pelo Google ou pela Decolar.com (os dois mais mencionados);
  2. na tentativa de buscar por voos e rotas, após colocar os locais de origem e destino, o momento de escolher as datas apresentou certa confusão e um tempo gasto para entender o design do calendário e quais informações ele passava;
  3. ainda na mesma tela do calendário, na opção “gráficos”, novamente, o design apresentado que, inicialmente mostraria os valores das passagens em formato de barras, não passava confiança pois algumas quantias não conversavam com as cores (referentes a valores mais altos/baixos) que apareciam na aba inicial do calendário e muitos dias do gráfico apresentavam falta completa de informações.

Redesenhar Wireframes

Defini, após a constatação dos testes, redesenhar a funcionalidade e o design das duas abas do calendário e dar maior visibilidade à legenda de cores/valores na aba com os dias da semana/mês, e conferir melhor poder de análise para es usuáries verificarem as tendências de valores nos dias próximos a data escolhida inicialmente.

telas de ambas abas da tela do calendário (pra entender melhor o desenho abaixo, hehe) :)

Aqui, dei maior visibilidade à legenda de cores que se encontram abaixo dos dias e representam a faixa de valor das passagens do respectivo dia. Ainda, na aba que antes era “Gráfico”, redesenhei para uma chamada “Tendência de preços”, na qual é possível analisar o valor das passagens de 7 dias antes e depois da data inicialmente escolhida, dando maior autonomia para a tomada de decisão de usuárie e pesquisar pela oportunidade mais barata.

Conclusão

Este desafio me permitiu entender a importância de um teste de usabilidade junto aos usuáries para entender que, por vezes, os detalhes mais simples e, a primeira vista, os mais compreensíveis, podem ser o divisor para uma pessoa deixar de ter uma experiência completa com um produto caso não sejam bem apresentados. Por fim, utilizar do princípio das 10 heurísticas de Nielsen se fez de grande impacto no momento de observar, entender, direcionar, e avaliar os aspectos dos aplicativos e dos testes realizados.

--

--

Laís Martins

UX/UI Designer, aplicando a diversidade do design e das pessoas nas soluções centradas nos usuários. Figma | Arquitetura da informação | UI