Letuá: Lar temporário de animais — Projeto Final de UX/UI Design

Laís Martins
7 min readNov 4, 2020

--

Letuá: o aplicativo que conecta pessoas que querem ajudar animais com ONGs que precisam.

Esse é um dos projetos do Bootcamp de UX/UI Design na Ironhack São Paulo.

Sobre o projeto

O escopo e tema do nosso projeto final não tinha pré definição e cabia a cada um de nós escolher como desenvolveríamos essa jornada. Sempre me imaginei fazendo o projeto final sobre algo relevante e desenvolvendo um produto digital movido pelo coração. E através do meu amor pelos animais e pelo engajamento de adotar e não comprar, comecei esse desafio!

Não é novidade a luta que as ONGs de animais enfrentam para conseguir realizar um trabalho voluntário que beneficia e melhora a vida de um animal abandonado. Através do contato e acompanhamento que faço diariamente com elas e suas atividades nas redes sociais, o fato da devolução de adoções é uma realidade mais comum do que se imagina e fez com que as ONGs estipulassem processos de adoção muito criteriosos hoje para garantir ao máximo a realização de uma adoção responsável.

Com isso, pensando no ciclo como um todo, desde o resgate até a adoção, tomei como hipótese inicial a importância do Lar temporário (LT) para as três partes envolvidas (ONG, animal e pessoa que oferece o lar) e segui para os métodos de pesquisa que pudessem validar ou não essa ideia.

Lar temporário (LT) é abrigar na sua casa um animal de responsabilidade de uma ONG, por um tempo determinado, para que ele se desenvolva socialmente e fique mais preparado para encontrar um lar definitivo.

Pesquisa de mesa

Iniciei minha investigação pesquisando na internet e consegui dados relevantes que auxiliaram o direcionamento da investigação:

Segundo o Instituto PetBrasil:

  • A população de animais do Brasil é a terceira maior do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Sendo 4 milhões de animais abandonados e 140 milhões em casa com suas famílias;
  • Foi registrado grande aumento na procura por adoções nos últimos meses impulsionada pela permanência das pessoas em suas casas devido ao distanciamento social;
  • Ainda que esse aumento traga esperança, também é acompanhado de grande preocupação com o possível crescimento de devolução das adoções e abandono no cenário pós-pandemia;

Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Finalizada a pesquisa de mesa, desenvolvi um “Espiral de pesquisa” (explico sobre o que é nesse artigo) para entender meu objetivo de pesquisa e finalizei com a criação de um formulário de perguntas no Google Forms, enviado através do WhatsApp e Facebook. Recebi 50 respostas, dentre as quais as mais relevantes foram:

  • 83% querem ajudar as ONGs independentemente da forma;
  • 56% gostaria de oferecer LT;
  • Mas 73% nunca ofereceu;

Após reunir os dados, foquei em entender, nas entrevistas com essas mesmas pessoas, qual a barreira que as impedia de oferecer esse lar, e também entrevistei membros de ONGs para entender, do lado deles, o valor do Lar temporário durante todo o ciclo de um animal que é resgatado. Assim, os resultados foram:

“Durante meus anos de experiência, o Lar Temporário é o grande passo, é o laço mais forte, porque trabalha o físico e o psicológico do animal, e daí acaba saindo uma adoção mais rápida” — Protetora independente

“Se eu pudesse combinar antes com a ONG minhas disponibilidades me sentiria mais segura e ofereceria mais sim” — Entrevistada com interesse em oferecer LT

Finalizado as entrevistas realizadas com 3 pessoas membros de ONGs, e 3 pessoas interessadas em oferecer LT, os resultados validaram a hipótese inicial da importância do Lar temporário para todos os lados envolvidos, quem quer ajudar, a organização e o animal. Ainda, ficou claro a dificuldade em encontrar LTs, e o quão importante é a rede de conexão de quem já oferece junto às ONGs. Esses dados já engatilharam insights que fui armazenando no Banco de ideias (lugar para guardar ideias que surgem durante qualquer parte do projeto para não ser esquecida, que podem ou não ser usadas no projeto atual, mas podem ser reutilizadas em outro!).

E aqui, compartilho com vocês todos os benefícios que um Lar temporário presenteia à partes envolvidas:

Para as ONGs

  • Alivia em espaço físico, permitindo o resgate de mais animais;
  • Alivia em questões financeiras com o custo diário do animal caso o voluntário do Lar temporário possa arcar com esses valores;
  • Aumenta a propagação do anúncio da adoção, pois se expande aos conhecidos do voluntário e, consequentemente, aumenta as chances da adoção;

Para o animal

  • Ao animal resgatado que precisa de cuidados iniciais de saúde, o LT permite uma recuperação mais confortável, rápida e sem contato com outros cachorros que podem estar doentes;
  • Faz toda diferença no processo de adaptação do peludo, ficam muito mais sociáveis, se recuperam mais rápido, estarão em um ambiente seguro e protegido e esse cuidado facilita muito o processo de adaptação na família definitiva, ajuda a prevenir devoluções;

Para o dono do Lar temporário

  • Ter a gratificação de acompanhar de perto a evolução de um peludo que precisa de cuidados;
  • Ter a companhia de um deles traz alegria e felicidade para dentro de casa;
  • Aumenta as chances de adoção ao compartilhar a adoção nas redes sociais e ver o final feliz dele.

Diagrama de afinidade e persona

Após reunir as informações num Diagrama de Afinidade, desenvolvi a Persona e finalizei a definição do problema (explico nesse artigo o que são essas técnicas).

Diagrama de Afinidade
Persona

Definição do problema

Declarando o problema

Pessoas que querem ajudar precisam definir suas preferências e responsabilidades pois esse é um critério importante na tomada de decisão para oferecer ou não Lar Temporário.

How might we?

Como podemos assegurar que as pessoas estipulem suas preferências de LT para que se sintam em controle de sua ação?

Ideação

Mindmap e Brainstorming

Ambas são técnicas usadas na etapa de ideação, elas permitem destravar o raciocínio para encontrar novas ideias sobre problemas, sejam eles conhecidos ou não, e organizar seus pensamentos.

O Mindmap é um mapa mental utilizado para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em específico. Desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, é um método visual que dispõe o conteúdo da mesma maneira que ele é entendido pelo nosso cérebro, fortalecendo as sinapses neurais. Ou seja, é muito mais fácil memorizar e compreender dessa forma.

Já o brainstorming ou tempestade de ideias, é uma técnica desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo — criatividade em equipe — colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Gosto de pensar num momento de geração de ideias sem julgamentos!

Elas foram desenvolvidas na plataforma do Miro.

Mindmap e documentação do brainstorm

Método MOSCOW

Uma técnica de priorização usada com o intuito de encontrar um entendimento em comum entre as partes interessadas sobre a importância que elas atribuem a cada requisito. O termo MoSCoW é um acrônimo em inglês derivado da primeira letra de cada uma das quatro categorias com os “Os” no meio para fazer a palavra ser pronunciável. Fica assim:

  • Must Have (Tenho que fazer)
  • Should Have (Devo fazer)
  • Could Have (Poderia fazer)
  • Won’t Have (Não vou fazer)

Priorizei o preenchimento das disponibilidades dos usuário que querem oferecer LT com perguntas principais que saíram durante as pesquisas, como tempo de LT, com ou sem custo, porte do animal e etc.

User Flow

Realizei o fluxograma para entender o processo que o usuário deverá passar para realizar a tarefa principal que é definir suas disponibilidades e aceitar uma solicitação de Lar temporário.

User Flow

Solução

Para solucionar essas questões identificadas durante o projeto com um produto digital, surgiu Letuá: o aplicativo que conecta pessoas que querem ajudar animais com ONGs que precisam.

O nome surgiu como a leitura fonética de “Le tôit”, do francês, “o teto”. Entendo a importância desse elo que, por muitas vezes, representa a primeira casa, o primeiro lar de um animal, e que não importa o tempo que o lar é oferecido, causa um grande impacto positivo na vida desse peludo.

Protótipo

Esse é o protótipo final do meu produto que segue em processo de iteração devido aos resultados dos testes de usabilidade.

Próximos passos

  • Realizar mais testes de usabilidade;
  • Iterar, iterar e iterar.

Conclusão

O Letuá permitirá aos usuários que:

  • Definam suas disponibilidades de cuidado para oferecer LT tendo mais informação e controle;
  • Tragam um reforço de segurança e uma troca mais horizontal na comunicação de voluntário e ONG, criando mais amparo e credibilidade das duas partes;
  • Usuário recebe notificações das ONGs para LT e podem se comunicar para definir outros acordos antes de aceitar a solicitação;
  • Aumentar a frequencia de LT oferecido e, consequentemente, os cuidados de um animal junto com sua probabilidade de encontrar seu lar definitivo.

Esse projeto foi especialmente importante porque me trouxe algo que acredito: o quanto a conexão humana e suas diversidades, facilitada pela tecnologia, traz ainda mais experiências de valor, e ter identificado um problema real no qual sua solução traz esse valor a todas as partes envolvidas é muito significativo. Por isso, a quem se interessar conversar, dar sugestões e feedbacks, eu peço: por favor, o faça!!! Esse projeto tem intenção de ser continuado. :)

To be continued…

--

--

Laís Martins

UX/UI Designer, aplicando a diversidade do design e das pessoas nas soluções centradas nos usuários. Figma | Arquitetura da informação | UI